a capacidade de se adaptar é incrível quando você acredita que é possível

Nadador paralímpico brasileiro e recordista mundial, Daniel Dias (Foto: Matheus Fraga)

A palestra que fecha as atrações da 20ª Convenção CDL Lajeado, realizada nesta quinta-feira (23) em Lajeado, é com Daniel Dias, nadador paralímpico brasileiro e recordista mundial.  Antes de palestrar no Clube Tiro e Caça (CTC), ele conversou com a Rádio Independente no programa Redação no Ar.

Durante o bate-papo, Daniel destacou sua alegria em compartilhar a sua história, poder ajudar e motivar equipes e empresas. Daniel conta que nasceu com má formação congênita dos membros superiores e da perna, cresceu com a deficiência e se adaptou. “Quando você não coloca limites de capacitação você realiza grandes feitos”, declara.

O recordista mundial disse que sempre acompanhou o esporte e descobriu nos jogos paralímpicos de Atenas a possibilidade de praticar. Segundo ele, aos 16 anos, no primeiro encontro com a piscina de cinqüenta metros, a atividade parecia mais difícil. O esportista conta que aprendeu a nadar os quatro estilos em apenas oito aulas. Desde que começou a praticar natação, Daniel sempre pensou em ser atleta e representar o país em uma competição internacional. “A capacidade de se adaptar é incrível quando você acredita que é possível”, declara Daniel Dias.

O nadador paralímpico brasileiro destaca que superou as dificuldades e hoje possui autoridade para falar sobre o assunto para as pessoas que ainda enfrentam preconceito. “Poder ajudar de alguma maneira para mim é muito especial”, declara. 

Em sua palestra, Daniel Dias prova que, apesar das limitações, tudo é possível e que as escolhas certas podem realizar sonhos. Com a palestra “Alma de campeão: o que você precisa para romper paradigmas e superar suas barreiras?” O esportista vai inspirar a vencer desafios utilizando como exemplo a sua própria história de superação imposta pela deficiência física.