sábado, novembro 27, 2021
InícioTecnologiaEntidades cobram recursos para o Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

Entidades cobram recursos para o Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

Entidades cobram recursos para o Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

Foto: Lígia Leite

A Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maringá e Região começou no sábado, 16, com a entrega do título de utilidade pública para a Software By Maringá, associação que reúne as empresas de Tecnologia da Informação.

A cerimônia foi na Câmara Municipal. O professor Luciano Pereira, membro da Percentagem de Ciência, Tecnologia e Inovação da Tertúlia Legislativa do Paraná (Alep), disse que a semana será uma vitrine das ações realizadas no setor. “Mostrando cases de sucesso, falando das experiências realizadas por empresas, universidades. Temos um conspiração produtivo todo articulado para essa semana, a término de patentear estudos, toda a ciência desenvolvida em torno do setor de Tecnologia da Informação. E visando também dar visibilidade às ações desenvolvidas por professores, profissionais de TI e a classe empresarial se articula na aspiração da mão de obra gerada dentro desse setor e tão necessária para movimentar o setor”, detalha Pereira.

Mas para inovar é preciso verba. Uma vez que entidade de utilidade pública a Software By Maringá poderá ter projetos financiados com recursos do Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (FMCTI). Esse fundo foi criado em outubro de 2020. É uma iniciativa do Poder Executivo Municipal e que poderá receber verbas do Governo do Estado.

Mas por enquanto o Fundo Municipal de Inovação não tem recurso nenhum, diz o vereador Sidnei Telles. “O fundo não tem nenhum recurso ainda, porque ele foi criado, vai ter que estar no orçamento do município e no orçamento do Estado. Agora, inclusive neste evento, a gente cobrou a Tertúlia Legislativa para já colocar uma rubrica própria de recurso para o fundo de inovação. Ele é usado através de projetos inovadores, uma seleção de projetos, é preciso que haja um concurso com uma câmara especializada que vai escolher os melhores projetos e financiar esses projetos para serem desenvolvidos”, frisa.

A cobrança por recursos é também das entidades, porquê a Software By Maringá, diz o presidente da associação, Robinson Patroni. “A lei de inovação foi criada, o fundo de inovação foi criado e agora precisamos de recursos para o fundo, e até porquê esses recursos vão ser disponibilizados. Logo estamos provocando o poder público e as empresas privadas que hoje podem colocar recursos dentro do fundo de inovação. Queremos recursos dentro dessas contas para que possam ser aproveitados nos projetos de inovação”, relata.

A Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maringá e Região segue até a próxima sexta-feira, 22.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

LINKS PATROCINADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS ACESSADOS

COMENTÁRIOS MAIS RECENTES