sábado, novembro 27, 2021
InícioCursos e ConcursosEstado inicia preparativos de novo edital

Estado inicia preparativos de novo edital

O Estado do Amapá iniciou os preparativos de um novo concurso SEED AP (Secretaria de Estado de Instrução). Uma percentagem de estudos foi formada na última sexta-feira, 15. Os nomes dos integrantes foram divulgados no Quotidiano Solene.

O grupo deverá verificar a premência de novos servidores para suprir a carência na rede de ensino estadual. Os estudos preliminares devem ser concluídos no prazo de 30 dias, admitida a prorrogação por igual período.

Posteriormente o término dos trabalhos da percentagem, o governo deve deliberar sobre a autorização do concurso e quais cargos serão contemplados. Em caso de aval, os servidores da SEED AP poderão elaborar o edital e escolher a secretária organizadora da seleção.

No início deste ano, depois de ter ingressado com uma ação social pública, o Ministério Público do Amapá (MP AP) conseguiu uma sentença favorável que determinou a realização do concurso SEED AP em 2021.

De harmonia com informações transmitidas pelo órgão ministerial, a lei entrou em vigor no dia 25 de fevereiro de 2021 e teria o prazo de até 180 dias para ser cumprida, ou seja, até agosto. O que não ocorreu.

Concurso SEED AP deve racontar com vagas para professores
(Foto: Divulgação)

Somente agora no mês de outubro, a Secretaria de Instrução formou a percentagem para iniciar os estudos e preparativos do concurso. A expectativa é que sejam contempladas vagas tanto para o magistério quanto para servidores da superfície de esteio nas escolas.

Ambas as áreas sem concurso há nove anos. Logo no início de sua gestão em 2019, o governador reeleito no Amapá, Waldez Góes, falou quais seriam as prioridades do seu governo durante os quatro anos seguintes.

Entre elas, estava o fortalecimento e desenvolvimento da economia para mais investimentos, com foco na Saúde, Segurança Pública e Instrução. Por isso, um novo edital para professores era cotado pela Gestão Estadual. No entanto, o projeto não sai do papel. 

SEED AP realiza contratações indevidas, segundo MP

Desde 2017, o Ministério Público do Amapá questiona o Estado sobre a contratação indevida de servidores sem concurso público. Os profissionais contratados nessas condições, por exemplo, não recebem reprodução dos seus contratos e nem recebem os mesmos direitos dos efetivos. 

Segundo o MP, há denúncias de professores que afirmam que entre as consequências estão: salário subordinado, supressão de 13º e férias, mesmo desempenhando as mesmas atividades e quantidades de horas que os efetivos.

Em fevereiro de 2020, o órgão obteve uma liminar para que o Estado se abstivesse de realizar novos processos seletivos simplificados, já que no último edital foram oferecidas 254 vagas para contratação temporária.

Tais chances, na quadra, ainda poderiam ter sido preenchidas com o cadastro suplente do último concurso público para profissionais efetivos da instrução no Amapá. Hoje, essa seleção já não está mais vigente. 

Último concurso SEED AP foi realizado em 2012

Em 2012, foi publicado o edital do último concurso SEED AP para efetivos. A oferta foi de 1.492 vagas, em carreiras dos níveis médio e superior. Os salários, na quadra, chegavam a R$2.643,08.

O destaque do concurso foi o missão de professor, com 1.339 vagas e exigência de nível superior. A secretária organizadora foi a Instalação Universa. Todos os concorrentes foram avaliados por meio de provas objetivas, de caráter supressivo e classificatório.

Foi aplicada ainda uma prova prática para as carreiras de tradutor de libras e instrutor (diversas áreas), além de prova discursiva para pedagogo, profissional e professor. 

Com a possibilidade um novo concurso SEED AP, os interessados devem intensificar os estudos. Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios?

A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, material escrito e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.

Conheça os cursos e comece já sua preparação!

LINKS PATROCINADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS ACESSADOS

COMENTÁRIOS MAIS RECENTES