sábado, novembro 27, 2021
InícioFinançasForças iraquianas capturam responsável pelas finanças do Estado Islâmico – Observador

Forças iraquianas capturam responsável pelas finanças do Estado Islâmico – Observador

Sami Jassem, responsável pelas finanças do Estado Islâmico e vice do idoso líder dos jihadistas, Abu Bakr al-Baghdadi, foi impedido pelas forças iraquianas. A detenção foi anunciada pelo primeiro-ministro do Iraque, Mustafa al-Kadhimi, esta segunda-feira.

No Twitter, o governante adiantou que Jassem foi tomado durante uma “operação externa complexa” e “difícil” levada a cabo pelos serviços secretos iraquianos. Manancial dos mesmos disse à Associated Press que o jihadista foi impedido num país estrangeiro e transportado para o Iraque há alguns dias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sami Jassem colaborou com o líder da Al-Qaeda no Iraque, Abu Musab al-Zarqawi. Ao longo dos anos, ocupou várias posições de destaque dentro da organização terrorista, tendo-se mudado para a Síria um ano antes do assassínio de Al-Zarqaqwi pelas forças norte-americanas, em 2016.

Na Síria, onde se instalou em 2015, tornou-se vice de Abu Bakr al-Baghdadi, o logo líder do autoproclamado Estado Islâmico, morto em 2019 durante uma operação norte-americana no noroeste da Síria. Responsável pelas finanças do grupo terrorista, supervisionava as fontes de receita, uma vez que vendas ilegais de petróleo, antiguidades e minérios.

Era também procurado pelos Estados Unidos da América, que ofereciam uma recompensa por informações sobre o seu paradeiro.

LINKS PATROCINADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS ACESSADOS

COMENTÁRIOS MAIS RECENTES