Inovação com foco na Educação: Prefeituras do Vale investem em telas interativas para salas de aula

Um mundo mais desenvolvido passa diretamente pela educação. E adequar os processos de formação à nova realidade da tecnologia e da interatividade, tão intrinsecamente ligados às crianças e adolescentes, é um desafio primordial. Um elemento que tem contribuído diretamente com a qualificação da educação no Vale do Taquari é a Smart Board 4k, uma Tela Interativa de 75 polegadas, que substitui a tradicional lousa.

Segundo Ricardo Giovanella, CEO da Smart Tecnologia, a ferramenta conta com todas as funcionalidades de um computador e as possibilidades de navegação de qualquer plataforma. “As aulas são mais dinâmicas e interativas, que representam algo mais parecido com o cotidiano dos alunos. Isso ajuda a dar uma nova perspectiva para as aulas e empolga crianças e adolescentes. Eles querem usar o equipamento”, conta.

Tecnologia que transforma

A tecnologia tem se espalhado pelas escolas do Vale do Taquari desde 2019. Em 2020, por exemplo, Taquari adquiriu 25 telas interativas para testar a receptividade dos alunos. O movimento já era parte do plano de gestão do governo, que já tinha um projeto de inclusão digital por causa da necessidade das aulas virtuais devido à pandemia.

Segundo a Coordenadora Municipal de Educação, Maristel Charão, quando o prefeito André Brito foi montado o projeto de inclusão digital, que além das telas para as salas de aula também viabilizou diversas outras iniciativas. “Essa é uma questão do plano de governo desta gestão: dar prioridade total para a  educação”, explica.

O investimento superior a R$ 900 mil já pode ser visto nas salas de aulas das 13 escolas municipais de Taquari. Devido ao cenário de abre e fecha da pandemia, as telas foram instaladas apenas neste ano: uma em cada escola. Ainda é preciso instalar mais 12 telas. Três já têm destino: as três novas escolas que a gestão vai inaugurar até o primeiro semestre de 2023.