terça-feira, dezembro 7, 2021
InícioSaúdePernambuco espera receber mais 400 milénio doses de vacinas contra Covid-19 até...

Pernambuco espera receber mais 400 milénio doses de vacinas contra Covid-19 até o término de fevereiro | Pernambuco

Pernambuco espera receber mais 400 milénio doses de vacinas contra a Covid-19. Essa quantidade deve fazer secção dos lotes a serem destinados ao estado nas próximas remessas. Elas estão previstas para percorrer entre os dias 24 e 28 de fevereiro.

O pregão foi feito, nesta quarta (17), pelo secretário de Saúde, André Longo. Por meio de entrevista coletiva transmitida pela internet, o gestor afirmou que o repasse das novas doses foi discutido durante reunião entre os governadores e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Para Pernambuco, disse o secretário, a expectativa é o envio de 4,5% das vacinas que serão entregues no país. “Esperamos 320 milénio doses da Coronavac, produzida em parceria com o Instituto Butatan, em São Paulo, e 80 milénio doses da AstraZêneca/Oxdford”, disse.

Na entrevista desta quarta, Longo afirmou, ainda, que o estado vai principiar a discutir com os municípios a logística de distribuição das vacinas.

Sobre o público que será atendido pelas novas doses, o secretário afirmou que a meta é manter a imunização de profissionais de saúde e idosos com mais de 85 anos, uma vez que foi determinado pelo governo federalista.

“Caso cheguem mais vacinas, em março, poderemos ampliar esse público, com mais idosos. Algumas cidades, uma vez que o Recife e Jaboatão, estão na frente, vacinando idosos com mais de 80 anos”, comentou.

Desde janeiro, Pernambuco recebeu do Ministério da Saúde mais de 511 milénio doses de vacinas contra a Covid-19.

Foram, segundo o governo, 427.560 unidades da vacina da Sinovac/Butantan, para as duas doses, e 84 milénio da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz,, para a primeira emprego.

Até terça (16), o estado tinha aplicado 272.864 doses da vacina contra a Covid-19, das quais 229.060 foram primeiras doses.

Ao todo, receberam a primeira ração em 129.396 trabalhadores de saúde; 23.656 povos indígenas aldeados; 5.477 idosos em Instituições de Longa Permanência; 69.806 idosos a partir dos 85 anos, além de 725 pessoas com deficiência institucionalizadas.

Em relação à segunda ração, já foram beneficiados 28.265 trabalhadores de saúde; 13.316 povos indígenas aldeados; 2.123 idosos institucionalizados e 100 pessoas com deficiência institucionalizadas; totalizando 43.804 pessoas que já finalizaram o esquema.

Segundo André Longo, o cenário atual da pandemia no estado é de “firmeza”, mas com “viés de subida”. Há, ainda, “patamares elevados, o que continua nos preocupando bastante”.

Em relação aos dados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) grave, o estado teve 732 casos, na última semana. Isso representa 21 casos a mais do que a semana anterior.

“Sobre leitos de UTI, tivemos um aumento de procura de 20%. Nas enfermarias, o propagação foi de 14,3% “, declarou.

Também na coletiva, André Longo falou sobre a implantação de um novo hospital de campanha para atender pacientes com Covid-19.

O estado abriu uma licitação para contratar a empresa que vai erguer a unidade de saúde, no bairro dos Coelhos, na espaço meão da cidade.

“Ele vai permanecer na espaço onde funcionou um hospital da prefeitura do Recife, no início da pandemia. A expectativa da gente é descrever com 423 novos leitos, sendo 132 de UTI. Estamos nos preparando para uma verosímil eclosão de casos em meados de março, quando tempos mais necessidades de internações por motivo de síndrome respiratória”, declarou.

Coronavírus em Pernambuco

Com o registro de mais 1.927 casos e 33 óbitos da Covid-19 em Pernambuco nesta quarta, o estado passou a totalizar 284.840 pacientes confirmados e 10.744 pessoas que morreram em seguida a infecção pelo novo coronavírus. A escrutínio teve início em março de 2020.

VÍDEOS: Novidades sobre as vacinas contra a Covid-19

LINKS PATROCINADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS ACESSADOS

COMENTÁRIOS MAIS RECENTES