sábado, novembro 27, 2021
InícioBenefícios e GovernoPROFMAT: Governo do Ceará ofertará 192 vagas de mestrado para professores da...

PROFMAT: Governo do Ceará ofertará 192 vagas de mestrado para professores da rede estadual



12 de fevereiro de 2021 – 17:51
#SEDUC #Uece #UFC #Unilab #Urca


Ascom Seduc Texto
Rosane Gurgel Foto


O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ensino (Seduc), realizou nesta sexta-feira (12) o lançamento do Mestrado Profissional de Matemática em Rede Pátrio (PROFMAT), que ofertará 192 vagas em cursos de mestrado para os professores da rede pública estadual de ensino. O evento ocorreu virtualmente e teve transmissão ao vivo pelo meio da Coordenadoria de Formação Docente e Ensino a Intervalo (Coded/CED) no Youtube. A iniciativa é fruto de parceria com as Universidades Federalista do Ceará (UFC), Federalista do Cariri (UFCA), Estadual do Ceará (Uece), Regional do Cariri (Urca) e da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

A medida é considerada um passo importante para o fortalecimento e a capilarização das políticas públicas de qualificação do ensino e aprendizagem da matemática no Ceará. Ou por outra, faz segmento das ações de formação de docentes no contextura do Programa Observador-Superintendente em Ensino Básica, em parceria com a Seduc.

A secretária Eliana Estrela considera que a aproximação entre a escola e a universidade trará benefícios em diversos sentidos à instrução cearense, que podem ser fatores geradores de transformação social. “Estamos investindo em pessoas. Ter um mestrado é importante não só para a formação pessoal, mas, principalmente para o fortalecimento da rede. Para que nossos jovens prossigam nos estudos, precisam estar entusiasmados e saber que têm potencial”, explica.

Sedes

As vagas serão distribuídas nos cursos localizados nos polos da UFC, UFCA, Unilab, Uece e Urca e coordenados pela Sociedade Brasileira de Matemática. O edital conjunto das universidades prevê a formação de turmas para todo o estado, com atividades nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Setentrião, Quixadá, Salvamento e Sobral, de modo a estancar as macrorregiões educacionais do Ceará.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Ceará, Inácio Arruda, argumenta que a ação aumentará a qualidade do serviço ofertado ao público, e lembra que o desenvolvimento social e econômico passam, diretamente, pela formação do povo. “Esse investimento na instrução, embora o retorno não apareça de súbito, terá um resultado fortíssimo no programa de desenvolvimento do estado”, enfatiza.

Aperfeiçoamento

A pós-graduação é voltada para o fortalecimento do conhecimento pedagógico da matemática e o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais. Ou por outra, a formação compreende a emprego direta dos materiais e métodos trabalhados no curso em sala de lição, envolvendo e beneficiando a aprendizagem dos alunos.

O pesquisador gerente da Seduc e professor do Departamento de Matemática da UFC, Jorge Lira, estima que o PROFMAT mudará o cenário da instrução cearense. “Temos uma grande história pela frente. Essa pós-graduação não é simplesmente a certificação do professor, mas, a qualificação global e sistêmica do ensino de matemática. Que todo o conhecimento gerado por esse mestrado seja transposto para as escolas de ensino médio e fundamental”, destaca.

O evento de lançamento também contou com as presenças do presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, Paolo Piccione; do coordenador-geral de Programas e Cursos em EaD da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Luiz Lira; da professora na Universidade Federalista do Pará (UFPA) e vice-coordenadora do PROFMAT, Rúbia Gonçalves; e do professor de matemática da rede pública estadual cearense, Bernardo de Araújo. A coordenadora de Formação Docente e Ensino a Intervalo da Seduc, Vagna Lima, foi a mediadora do diálogo.

 


LINKS PATROCINADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS ACESSADOS

COMENTÁRIOS MAIS RECENTES